Personalidades que dão nome aos pontos turísticos de São Luís

São Luís completa 411 anos em 2023 e para comemorar, vamos conhecer a história das personalidades que dão nome a alguns dos principais pontos turísticos da cidade.

411 anos

Benedito Leite

Benedito Leite foi um importante líder político do Maranhão, atuante no período da Velha República. Ele tem o seu nome imortalizado em uma das principais praças de São Luís.

Benedito Leite

Benedito chegou a governar o Maranhão por dois anos, mas teve de deixar o cargo por problemas de saúde. Suas contribuições se estendem ao jornalismo, tendo fundado o jornal O Nacional.

Gonçalves Dias

O famoso poeta maranhense dá nome a uma das praças preferidas dos jovens aqui na cidade. Seu poema mais conhecido, a “Canção do Exílio” é uma carta de amor a São Luís.

Gonçalves Dias

É um dos nomes mais importantes do movimento literário do romantismo. Também atuou como jornalista e escritor de peças teatrais. 

Nhozinho Santos

Joaquim Moreira Alves dos Santos, mais conhecido como Nhozinho Santos, é a personalidade que dá nome ao estádio de futebol localizado no bairro da Vila Passos. 

Nhozinho Santos

Ele foi uma figura importante na cidade em sua época. Estudou na Inglaterra e foi de lá que trouxe novidades, como o primeiro automovél que circulou pelas ruas de São Luís. 

Nhozinho Santos

Nhozinho era herdeiro da Fábrica Santa Isabel, que pertencia à Companhia Fabril Maranhense, daí o vem o nome Canto da Fabril. Ele também chegou a ser cônsul dos EUA aqui no Maranhão.

Maria Aragão

A praça é palco para muitos eventos que acontecem em São Luís. Por trás do nome desse ponto turístico, tem a história da médica que dedicou a sua vida as causas sociais.

Maria Aragão

Começou como pediatra, mas mudou sua especialização para a ginecologia para ajudar na valorização da saúde da mulher. 

Maria Aragão

Entrou na carreira política, e durante a ditadura militar, lutou contra o regime. No ano de 2003 foi inaugurada a praça que leva o seu nome, no Centro Histórico. 

Arthur Azevedo

O principal teatro de São Luís leva o nome de Arthur Azevedo, um importante jornalista e teatrólogo da nossa cidade. 

Arthur Azevedo

Desde cedo já possuía uma preferência pelo teatro e ainda novo escrevia peças. Como jornalista fundou as publicações literárias como A Gazetinha, Vida Moderna e O Álbum.

Arthur Azevedo

 Também era defensor da abolição da escravatura, tanto que teve artigos onde refletia a sua opinião censurados pelo império.

Nauro Machado

O escritor maranhense é a personalidade que serve de homenagem à praça Nauro Machado. Suas obras são conhecidas por possuir um tom questionador da própria essência. 

Nauro Machado

Escolheu sempre viver aqui na cidade, tendo recusado várias vezes o convite de fazer parte da Academia Brasileira de Letras. 

Oferecimento

UA-1548785-1