ELEIÇÕES 2022

Guia de
perguntas
frequentes

Quem pode
votar?

Todo brasileiro alfabetizado, maior de 18 anos e legalmente capaz é obrigado a votar. O voto é facultativo para analfabetos maiores de 70 anos, e os que têm entre 16 e 18 anos.

Quais documentos preciso levar?

No dia da eleição, leve um documento com foto: carteira de identidade, passaporte, carteira profissional, certificado reservista, cart. de trabalho ou habilitação.

Leve seu título de eleitor, pois nele há zona e seção eleitoral.

Ou baixe o e-Título, disponível na Google Play Store e Apple Store. Certidões de nascimento ou casamento não valem como prova.

Qual é o dia e horário da votação?

Primeiro turno: 2 de outubro, das 8h às 17h (horário de Brasília).

Segundo turno: 30 de outubro, das 8h às 17h (horário de Brasília).

Perdi meu título, posso votar?

Sim. O eleitor que souber seu local de votação pode votar sem título, levando um documento com foto. Pra consultar o local, acesse Título de eleitor. Ou baixe o e-Título.

Como votar na urna eletrônica?

Digite o número dos candidatos de sua preferência na ordem que aparecem. Na tela, aparecerão informações de partido do candidato. Se estiverem corretas, tecle "confirma".

Quem não fez cadastro biométrico pode votar?

Pode. A suspensão por conta da biometria foi revertida por conta da pandemia de Covid-19. Para evitar aglomeração, o TSE extinguiu necessidade de biometria.

Como encontro meu local de votação?

- Acesse no e-Título o local de votação;

- Preencha seus dados em todos os campos;

- Depois, escolha consultar pelo nome ou pelo título eleitoral.

Posso justificar meu voto no dia da eleição?

Sim! Se estiver fora do domicílio eleitoral. A justificativa será por georreferenciamento e deve ser feita pelo app e-Título, que evita a ida presencial.

UA-1548785-1